Obras de artes catalogadas pelo inventário
Obras de artes catalogadas pelo inventário
Fachada do Terreiro Ilé Aganã Axé Laburé
TÍTULO DA OBRA
Fachada do Terreiro Ilé Aganã Axé Laburé
ARTISTA
Tchello Santos
BAIRRO
Invernada
TIPOLOGIA:
Mural Escultórico
MATERIAL (IS):
Ferro armado e cimento
DATA DE IMPLANTAÇÃO:
2017
ESTADO DE CONSERVAÇÃO:
Bom
MARCOS DE PROTEÇÃO
Nenhum
DESCRIÇÃO
A obra foi uma renovação na fachada do terreiro de Candomblé Ile Aganã Axé Laburé, onde o artista Tchello Santos ornamentou o espaço com pinturas, imagens, símbolos e esculturas que brotam das paredes, algumas em proporção de tamanho humano que impressionam com a beleza e realismo. A parte interna também é repleta de arte religiosa e elementos da natureza. As Águias, presentes na pintura do portão e a cabeça na parede, é uma singela homenagem ao Patrono da casa, o Pai Beto, que recebeu o apelido de “Águia Dourada” de seu Pai Valdomiro Baiano. As entidades presentes na fachada trazem em seus sentidos a abertura de caminhos como Ogum,
Exú para os negócios e finanças, Oxóssi para a proteção do trabalho e a conexão com a natureza a imagem feminina, a escultura de Oxum, a deusa do amor e da fertilidade.
Há também um totem de pedra com diversos símbolos que contam a história dos Orixás, búzios e outras mensagens. O artista é natural de São Paulo e atualmente reside em Cuiabá/MT. É autodidata e aprendeu a fazer escultura com seu pai que, por sua vez, aprendeu com seu avô. Ele é autor de diversos trabalhos com temas católicos, de religiões de matriz africana, peças místicas e decorativas. “O que o olho vê, tem que ser feito!”, diz Tchello, no sentido de que, o que ele puder materializar artisticamente por suas mãos, sempre fará e ensinará.