Inventário das obras de arte em espaços públicos na cidade de Guarulhos
Inventário das obras de arte em espaços públicos na cidade de Guarulhos
Obras de artes catalogadas pelo inventário
TIPOLOGIA DAS OBRAS
BUSTO. Refere-se a parte superior do tronco humano, conhecido como torso, que consta a cabeça, o pescoço e uma parte do peito. Encontrados em esculturas, mas também em desenhos e pinturas, que representem a figura humana.
ESCULTURA. Arte no qual a técnica se dá na criação de formas, onde encontramos dimensões, volumes ou relevos, em materiais que são entalhados, esculpidos, modelados, fundidos, cinzelados, podendo ser a madeira, o barro, o gesso, a pedra ou o mármore, o aço, o ferro, entre outros. Observa-se essa expressão da arte em estátuas ou esculturas figurativas ou abstratas. As obras tridimensionais se constituem em sua estrutura, em geral, estáticas e integradas ao espaço no qual se faz presente.
ESTÁTUA. Trata-se de obras, que podem ser criadas a partir dos mesmos materiais e técnicas que a escultura e apresentam três dimensões, com os temas que se destinam a figura inteira do ser humano, a divindades ou a animais.
ESTELA. Esse tipo de arte milenar é encontrado em placas verticais feitas de um único bloco, com materiais como pedra ou madeira, adornados com esculturas, relevos ou textos, que tem diversas funções, podendo ser funerárias, religiosas, políticas.
HERMA. Referência da Grécia Antiga, é uma estátua ou escultura, criada em blocos de mármore, pedra, terracota, bronze e outros materiais, onde se apresenta um busto com parte dos ombros, pescoço e cabeça.
MARCO. Caracteriza um local ou acontecimento, é um sinal de demarcação. São colunas, pirâmides, cilindros, entre outros, que podem ser feitos de pedra ou de granito, utilizados geralmente em limites territoriais.
MONUMENTO. Com o sentido de perpetuar a posteridade, a memória, uma pessoa ou algum fato relevante da história, monumento, são obras que possuem grandes dimensões e imponência, que podemos encontrar em esculturas e na arquitetura.
MURAL. Refere-se a pinturas que são feitas diretamente em muros e paredes em grandes dimensões e podem ser encontradas em diversas técnicas, entre elas o afresco.
PAINEL. Trata-se de qualquer pintura feita sobre tela, tábua ou parede, geralmente em proporções médias ou grandes. Na arquitetura, no entanto, o termo é aplicado para designar a grande superfície decorada – tanto no interior como no exterior dos edifícios. Painéis também podem apresentar as técnicas de mosaicos, de pastilhas de porcelana, ou de cerâmica.
Mosaico de artes
Paulo Freire
jajjakakaa jajajjajajajjajajja