Obras de artes catalogadas pelo inventário
Obras de artes catalogadas pelo inventário
Marco da Consciência Negra
TÍTULO DA OBRA
Marco da Consciência Negra
ARTISTA
Coordenadoria da Igualdade Racial de Guarulhos
BAIRRO
Centro
LOCALIZAÇÃO entre as ruas Lucila e Profa. Anita Guastini Eiras, na Vila Progresso
TIPOLOGIA:
Monumento
MATERIAL (IS):
Ferro
DATA DE IMPLANTAÇÃO:
20/11/2015
ESTADO DE CONSERVAÇÃO:
Bom
MARCOS DE PROTEÇÃO
Área de Tombamento da Escola Estadual Conselheiro Crispiniano
Disponível em: <https://www.guarulhos.sp.gov.br/06_prefeitura/leis/decretos_
download/21143decr.pdf>
DESCRIÇÃO
O Marco da Consciência Negra de Guarulhos, localizado na Vila Progresso, é uma proposta da anterior coordenadoria de Igualdade Racial de Guarulhos em parceria com o Departamento de Obras de Administração Direta e Manutenção da Secretaria de Serviços Públicos.
Concretizado com a intenção de homenagear o dia da consciência negra, possui a seguinte inscrição “dia 20 de novembro de 2015, 1º ano da Década Internacional dos Afrodescendentes, proclamada pela ONU”.
A estrutura do marco tem formato cilíndrico, produzido em ferro na coloração preta e possui 3,70m de altura e 40cm de diâmetro. Treze ideogramas fixados em torno compõem um conjunto de grafismos simbólicos que representam provérbios e são denominados como Adinkra, originados dos Akan (povos da antiga Costa do Ouro e atual Gana onde ramificaram-se pela Costa do Marfim e outros países da África Ocidental), famosos em suas tecelagens. Os ideogramas, geralmente, são confeccionados em carimbos para estamparias de peças, assim acarretando um diálogo visual de suas tradições, crenças e práticas.