Obras de arte catalogadas pelo inventário
Obras de arte catalogadas pelo inventário






Sobre o projeto
APRESENTAÇÃO
A cidade pode contar a sua história de diversas maneiras para preservar sua cultura, tradições e identidade ao longo do tempo. Museus, arquivos públicos e bibliotecas são exemplos de como a cidade pode contar a sua história de forma abrangente e envolvente, promovendo o sentimento de pertencimento entre seus habitantes. A cidade também conta sua história por meio da cultura e das obras de arte. Algumas obras esbanjam presença por suas formas, materiais, cores, enquanto outras são praticamente invisíveis. Observar as artes expostas/encontradas nos ambientes urbanos da cidade de Guarulhos, faz com que possamos entender parte da nossa história.
O projeto Inventário das obras de arte em espaços públicos da cidade de Guarulhos propõe o estudo de obras de artes públicas como monumentos, esculturas, pinturas, instalações, marcos históricos, entre outros.
O que elas representam? Quais podem ser seus significados? Ao realizar esse inventário, tentamos ampliar a concepção e ir além do olhar, contando algumas histórias que estão por trás das obras, quem são seus artistas e o contexto em que foram produzidas.
Nessa pesquisa realizamos levantamentos históricos e técnicos quanto ao estado de conservação, os materiais utilizados e o local de implantação. Entre essas ações, realizamos algumas entrevistas utilizadas para a elaboração dos verbetes. A partir desse material, apresentamos também ensaios fotográficos que poderão ser apreciados nessa publicação.
Nesse estudo, nos deparamos com uma cidade que precisa de mais atenção para seus patrimônios e de valorização de seus artistas e das histórias que contam essas obras que, para além de adornar a cidade, ajudam a construir sua identidade. Obras que, muitas vezes, se tornam cartões postais, locais de visitação e cenários das fotos pessoais de seus habitantes. Valorizar a obra de arte pública é ter a história viva sendo contada a cada olhar que a percebe.
O livro está dividido nas seguintes partes:
- Introdução
- Poder, emancipação e política
- Marcos decoloniais de Guarulhos
- Arte nos cemitérios
- Ensaios fotográficos
- No meio do caminho… o que tinha?
- Considerações finais
A Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico (AAPAH) é uma organização de Guarulhos que desde 2009 desenvolve atividades ligadas à preservação do Patrimônio Cultural de Guarulhos. Agradecemos o apoio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo, via PROAC, além de todo o suporte dado pelo Arquivo Histórico Municipal de Guarulhos “Araci Borges Dias Martins” e da Prefeitura Municipal de Guarulhos no acesso e disponibilização do acervo. Boa leitura.